Jogos Sul-Americanos: Apresentações de Ginástica Rítmica começam neste domingo (16)

14.03.2014  |    28 visualizações

Brasil terá quatro representantes na modalidade, na competição que está sendo realizada em Santiago, no Chile

Santo André (SP) - A Ginástica Rítmica Individual Brasileira promete fazer bonito nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile. As apresentações da modalidade serão de domingo (16) a terça-feira (18), no Ginásio Poliesportivo Estádio Nacional. A Seleção, que já está na capital chilena para treinamentos, é formada por Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski, Emanuelle Lima e Natália Gaudio.

A competição com as 16 ginastas participantes, da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador, além do Brasil, serão das 18h30 às 20h30 (horário de Brasília). No primeiro dia, terão as séries do arco e bola, já na segunda-feira (17) de fita e maças. Angélica e Natália farão todos os aparelhos, Andressa estará na bola e maças, enquanto Emanuelle no arco e fita. Na terça-feira (18), serão as finais por aparelhos, com as oito melhores em cada um.

Na última edição da competição, na Colômbia, em 2010, Angélica foi o maior destaque da modalidade, já que conquistou todos os ouros possíveis. A ginasta, nascida em Toledo (PR), afirma estar confiante para o evento. "As minhas expectativas são as melhores. Estou treinando bastante e espero ir tão bem como fui nos Jogos passados", comentou a atleta de 22 anos.

As atletas estão acompanhadas pela técnica Anita Klemann e pelas árbitras Célia Paes e Monika Queiroz.

Ginástica Artística - De 8 a 11 de março, foram as disputas da ginástica artística, onde os brasileiros conquistaram 15 medalhas. No masculino, Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Francisco Barreto Júnior, Lucas Bitencourt, Péricles da Silva e Sérgio Sasaki foram prata por equipe. No individual geral, Sasaki foi o segundo. Nas argolas, Zanetti subiu ao lugar mais alto do pódio. No cavalo com alças, Péricles ficou com a prata e Francisco com o bronze. Na barra fixa, ouro para Sasaki. No salto, novamente o primeiro lugar foi de Sasaki. Nas barras paralelas, Péricles foi bronze.

Pelo feminino, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Juliana Santos, Julie Kim Sinmon, Isabelle Cruz e Lorrane dos Santos subiram ao lugar mais alto do pódio por equipe. No individual geral vieram mais conquistas, com o ouro de Jade e o bronze de Julie. No salto, Jade ficou em primeiro e Isabelle em segundo. Nas barras assimétricas, Jade foi prata. No solo, Daniele conquistou a medalha dourada.

Programação GR
Horário de Brasília

16 de março (domingo)
18h30 às 20h30: Competição (arco e bola)

17 de março (segunda-feira)
18h30 às 20h30: Competição (fita e maças)
20h45: Premiação por equipe e individual geral

18 de março (terça-feira)
18h30 às 20h30: Finais por aparelhos
20h45: Premiação por aparelhos
Leia também...
03.07.2025

Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim

26.06.2025

FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países

22.06.2025

Conquista de duas medalhas de prata em Sófia comprova acerto do investimento na Seleção Brasileira Juvenil

21.06.2025

Seleção Brasileira Juvenil de Conjunto é vice-campeã no All Around no Campeonato Mundial da categoria, na Bulgária