Muito conhecido nos três estados do Sul do País, o Padel ainda tem muitas quadras para dominar não apenas dentro do Sudeste, mas também em todas as regiões brasileiras, segundo os dirigentes do esporte. “Nossa ideia é popularizar o esporte e sobretudo romper a barreira que temos hoje. Somos um esporte conhecido apenas no Sul do Brasil. O circuito internacional que vamos ter no final do ano em São Paulo - a etapa do World Padel Tour será em novembro na sede social do São Paulo Futebol Clube - será importante também para que o Padel se desenvolva mais na cidade e no estado”, afirma Eduardo Langer, presidente da Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa).
Segundo o dirigente gaúcho, o objetivo da entidade máxima do esporte é espalhar a modalidade por todo o Sudeste. “Depois de avançar em cidades como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, queremos ganhar o Brasil como um todo. Nossa meta é mesmo romper essa barreira do Sul que existe atualmente”, afirma Langer.
De acordo com o presidente da Cobrapa, que desde março faz parte do comitê executivo da Federação Internacional de Padel (com sede em Roma, na Itália), outra medida essencial para a sua gestão é desenvolver a base do esporte.
“O Brasil sempre foi um celeiro de bons jogadores e de inúmeros campeões mundiais. Para continuar neste processo, nós precisamos reforçar o trabalho de base, levando o Padel para as escolas, para os parques públicos e transformando o esporte em algo mais acessível e mais inclusivo”, diz o presidente da Cobrapa.
Para Langer, é fundamental que, ano após ano, a base de jogadores no Brasil cresça de forma sustentável. “Temos uma vantagem agora, que é contar com uma Federação Internacional atuante, bastante presente, para ajudar as federações locais a se articularem e, assim, conseguirem inserir o Padel em um processo lúdico e educativo para atrair as crianças”, afirmou o dirigente. .
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Etapa de Curitiba movimenta o Campeonato Brasileiro de Padel
Evento reuniu cerca de 290 duplas em quatro clubes da capital do Paraná
O Padel do Brasil viveu um final de semana agitado, com a realização da segunda etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição reuniu cerca de 290 duplas, entre atletas profissionais, amadores e crianças, na cidade de Curitiba (PR). Os jogos ocorreram de sexta-feira (17) a domingo (19). As partidas foram distribuídas em quatro clubes da capital paranaense. A sede principal - e que também recebeu as finais - foi a Pádel Set. Também foram realizados jogos nas quadras do Clube Curitibano, Clube Botafogo e Academia Curitiba Pádel.
Sem contar com a presença de Stefano Flores, número um do ranking nacional até esta etapa e que não participou devido a uma lesão na perna, o título da categoria Profissional Masculina ficou com a dupla Júlio Julianoti e Juliano Bergamini, que na final derrotou a parceria formada por Matheus Simonato e João Pedro Flores. Na categoria Profissional Feminina, as campeãs foram Tatiana Sahagoff e Cristina de Oliveira, que superaram Mariana Altmayer e Alessandra de Barros.
Nos principais campeonatos nacionais de Padel, além dos profissionais, os jogadores são divididos nas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª categorias, e em um grupo único de jogadores iniciantes. Os adolescentes são separados em três faixas etárias (sub 14, sub 16 e sub 18), além de haver disputas por idade (acima de 35 anos).
A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Padel será realizada na cidade de Bento Gonçalves (RS), entre os dias 5 e 7 de julho. Curitiba voltará a receber o torneio na última etapa, prevista para acontecer entre 6 e 8 de setembro. Segundo a Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa), a capital paranaense foi escolhida para receber duas etapas do Brasileiro para facilitar o deslocamento de jogadores de outras regiões do Brasil, como São Paulo, onde o número de praticantes vem aumentando bastante nos últimos anos.
Instituição confirma que campeonato europeu será na Itália
Cidade de Bento Gonçalves receberá competições nas categorias adulto e base
Federação internacional fecha acordo com World Padel Tour para unificar ranking
Pablo Lima, terceiro do ranking mundial, passará a jogar com o espanhol Ale Galán