Na Espanha, federados de Padel duplicam em sete anos

30.05.2019  |    523 visualizações

Números oficiais mostram que o esporte é um dos mais praticados do país

 

Barcelona e Real Madrid na La Liga. Nas quadras de saibro, lendas ainda em atuação como o tenista Rafael Nadal. Se o espetáculo esportivo na Espanha é bastante farto, um nova modalidade começou a rechear o cotidiano do país europeu na última década. Tanto em nível profissional quanto amador.

O Padel, segundo uma pesquisa oficial do governo espanhol divulgada no ano passado, é o segundo jogo não individual mais praticado no país. De acordo com o estudo, realizado de forma dirigida entre 12 mil pessoas com mais de 15 anos em 2018, o esporte das raquetes e bolinhas apareceu na oitava colocação em uma das respostas obtidas pelos entrevistadores. A estimativa é 1,7 milhão de pessoas pratiquem o esporte semanalmente na Espanha. O número total de atletas gira ao redor dos 4 milhões.

A pergunta estimulada da pesquisa buscava saber qual o esporte era mais praticado entre os moradores da Espanha que afirmaram terem feito atividade física pelo menos uma vez por semana.

À frente do Padel, em termos de jogo não individual envolvendo algum tipo de bola, aparece apenas o futebol, seja de campo, salão ou society, na sexta colocação. A lista dos dez esportes mais praticados na Espanha, segundo a pesquisa do governo federal local, tem outros oito esportes individuais.

Pela ordem, ginástica, corrida, ciclismo, natação, musculação/fisiculturismo, montanhismo, outras atividades físicas com música e atletismo. O basquete e o tênis aparecem em seguida, na 11ª e na 12a colocações respectivamente.

A comparação do número de atletas federados, desde 2010, também atesta o vigor do Padel em quadras espanholas. Nos últimos sete anos, a quantidade de atletas que se registrou na federação nacional da modalidade duplicou. Em 2012, registrou-se 31.510 pedidos de licenças contra 68.468 no ano retrasado.

A federação espanhola de Padel existe desde 1994, quando 2.748 jogadores eram federados. A diferença entre o Padel e o tênis, por exemplo, em números de registros anuais, nunca esteve tão pequena. Em 2010, havia 78 mil jogadores de tênis federados a mais do que os praticantes do Padel. Em 2017, a superioridade do tênis caiu para menos de 10 mil inscritos. Entre 2016 e 2017, o crescimento dos registros no Padel bateu o recorde. Houve um aumento de 78%.

 

 

Boom espanhol também no profissional

Se os números gerais de crescimento do esporte impressiona, eles também chamam a atenção no cenário profissional. Entre os dez primeiros colocados do ranking mundial da categoria, existem hoje seis espanhóis. Completam a lista três argentinos, onde a modalidade também é bem conhecida, e um brasileiro. Mas todos eles, mesmo os estrangeiros, estão radicados em cidades da Espanha. No feminino, a soberania do país ibérico é total. As dez melhores jogadoras do mundo hoje são espanholas.

Muito movimento, em quadras amadoras ou profissionais, também é percebido pelos grupos empresariais que atuam no Padel. O Grupo PadelNuestro, um dos principais atualmente em vendas e distribuição de produtos ligados à modalidade, anunciou na Espanha ter registrado um aumento de 40% em suas receitas entre 2017 e 2018. No ano passado, a companhia faturou 22 milhões de euros, segundo o site PadelSpain.

Outro anúncio recente diz respeito ao popular grupo El Corte Inglés. A rede de grandes magazines espalhadas pela Espanha, muito conhecida dos brasileiros que viajam à Europa, acabou de fechar um contrato de três anos com o World Padel Tour.

A empresa vai ser mais do que uma das principais patrocinadoras da modalidade. Ela tornou-se a provedora oficial de viagens, hospedagens e de venda de bilhetes online para os jogos. Segundo a nota divulgada pelo grupo, é uma ação de marketing “que se encaixa totalmente com a atual política de patrocínio da companhia, baseada em uma vinculação a grandes eventos como alavanca para potencializar a imagem do grupo”. El Corte Inglés também tem associações com a La Liga, a liga de futebol profissional da Espanha.  

________________________________________________________________________________________________________________________________________

  

 

World Padel Tour bate recorde no YouTube após etapa na Espanha

Encerrado no último final de semana, o Alisea Ledus Jaén Open tornou-se o torneio mais visto na história do Padel profissional

 

A quinta etapa do World Padel Tour 2019, encerrada no último domingo (26) em Jaén (ESP), alcançou uma marca histórica para a modalidade. O Alisea Ledus Jaén Open tornou-se o torneio profissional de Padel mais visto pelo canal do YouTube do circuito. A competição teve mais de 2,033 milhões de visualizações, superando o Master de Marbella (ESP), realizado em março deste ano e que teve 2,016 milhões de visitas.

Os números comprovam o aumento de fãs de Padel em todo o mundo, tanto que três das cinco etapas do Circuito Mundial de 2019 estão entre as mais vistas na história da modalidade. O canal oficial no YouTube, que conta com resumos das etapas e vídeos compilando algumas das melhores jogadas do ano,  já ultrapassou a marca de 211 mil inscritos.

Não é apenas na internet que o Padel vem ampliando sua base de interessados. Cerca de 100 mil espectadores, com share de 1,5% e pico de 150 mil pessoas, puderam acompanhar a disputa da final masculina no Open de Jaén, entre os argentinos Carlos Daniel Gutierrez e Maximiliano Sanchez e os espanhóis Francisco Navarro Compán e Juan Lebrón Chincoa.

 

Favoritos derrotados

O Aliese Ledus Jaén Open acabou trazendo alguns resultados surpreendentes dentro da quadra, tanto na chave masculina quanto na feminina. As duplas favoritas acabaram sendo derrotadas na final.

Entre as mulheres, as espanholas Marta Marrero (número 1 do ranking mundial) e Marta Ortega Gallego (nº 5) foram superadas pelas compatriotas Alejandra Salazar Bengoechea (nº 2) e Ariana Sánchez Fallada (nº 6) por 7-5, 2-6 e 7-5.

Também foi surpreendente o resultado na final masculina. Os argentinos Carlos Daniel Gutierrez e Maximiliano Sanchez, que dividem a liderança do ranking, foram superados em dois sets pelos espanhóis Francisco Navarro Compán e Juan Lebrón Chincoa por 7-5 e 6-4.

No canal do World Padel Tour, é possível rever os melhores momentos das finais masculina e feminina.




Leia também...
12.07.2019

Instituição confirma que campeonato europeu será na Itália

04.07.2019

Cidade de Bento Gonçalves receberá competições nas categorias adulto e base

26.06.2019

Federação internacional fecha acordo com World Padel Tour para unificar ranking

19.06.2019

Pablo Lima, terceiro do ranking mundial, passará a jogar com o espanhol Ale Galán