Com direito a exibição de gala nos paralelepípedos do El Caminito, o melhor Padel do mundo desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, para a realização do único Master fora da Europa.
Pelo quarto ano seguido, os portenhos poderão acompanhar os líderes do ranking mundial duelando pelo cobiçado troféu. Com 1.700 pontos em disputa, fazer um bom papel nas quadras da La Rural, clube que vai sediar as partidas, é certeza, para os favoritos, de se manter no topo do mundo.
Os jogos começaram na terça-feira (4) e vão até domingo (9). A partir desta sexta-feira (7), quando serão disputadas as quartas de final, todas as partidas vão passar ao vivo pelo streaming oficial do World Padel Tour (www.worldpadeltour.com).
Uma das novidades deste ano é que os jogos serão todos em quadra coberta, evitando que o frio desta época do ano na capital argentina atrapalhe a programação de jogos. O evento também mudou de mês no calendário do circuito. Normalmente, ele é realizado em novembro.
A Argentina é o país onde mais se pratica Padel fora da Europa. Por isso, o Master realizado anualmente no país atrai a atenção de políticos a famosos. Neste ano, o ex-jogador de futebol Juan Pablo Sorin, que também pratica a modalidade, está entre os espectadores ilustres. Ele inclusive participou do torneio Pro-Am, que reúne um jogador profissional e outro amador, um dia antes da abertura oficial.
Neste ano, além dos grandes craques do Padel que são argentinos e estão nas primeiras posições do ranking mundial, como Fernando Belasteguín, que joga ao lado do brasileiro Pablo Lima, a organização local resolveu homenagear uma lenda nacional do esporte.
Roby Gattiker, aos 51 anos, recebeu um convite para jogar a chave principal do torneio. “Estou muito feliz de ter este privilégio de jogar este torneio de grande magnitude. É um orgulho e um reconhecimento para mim que compartilho com as grandes figuras do Padel”, disse Gattiker.
A quadra número dois do complexo da La Rural recebeu o nome de Roberto Gattiker, enquanto a quadra número um foi batizada com o nome de Fernando Belasteguin, que liderou o ranking mundial durante 16 anos seguidos.
Gattiker, que nasceu em San Isidro, onde ocorre o torneio, conquistou o título mundial de Padel cinco vezes (1992, 1994, 1996, 2000 e 2002). Até hoje, ele é considerado um dos maiores campeões da modalidade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Padel segue com o objetivo de dominar a Europa
Depois da Espanha, França e Itália ganham mais quadras
O cenário do Padel na Espanha está, dia após dia, consolidado. O país europeu conta com mais de 2.100 clubes onde se pode praticar a modalidade em aproximadamente 11 mil quadras, segundo números que constam do Padel Guide, um dos anuários da modalidade. Mas o guia também indica que o esporte está se esparramando pelo Velho Continente e ultrapassando as fronteiras espanholas.
Todo a Europa conta com mais de 12,3 mil quadras, segundo números divulgados no ano passado. Em 2016, eram 11.126 pistas, como dizem os espanhóis. Em termos de clubes para jogar o esporte, o aumento registrado em um ano foi de 14%. Em vez dos 2.520 locais havia 2.874 no início de 2018. Como os números continuam crescendo, o próximo estudo completo sobre a modalidade vai mostrar dados mais significativos.
Em termos geográficos, Itália, França, Portugal e Suécia foram as nações onde ocorreram aumentos significativos na quantidade de quadras e clubes. Os números italianos colocam o país no segundo lugar entre os europeus que mais praticam a modalidade, quase empatados com os franceses. Na Itália foram contabilizadas 340 quadras em 187 clubes.
O crescimento acelerado da modalidade também ocorre em cidades da França, de Portugal e da Suécia. Entre os franceses, agora, são 315 quadras em 138 clubes. Enquanto no outro representante ibérico, ao lado da Espanha, existem 224 quadras em 73 clubes. Na gelada representante da Escandinávia, pelo menos na maior parte do ano, funcionam 185 quadras em 66 clubes. Mas também existem quadras em outros países nórdicos, principalmente na Dinamarca.
Contando toda a Europa, o número de clubes para jogar Padel saiu de 1.894 em 2014 para 2.800 em 2017. Enquanto o esporte que era jogado em 18 nações passou a ser praticado em 22 países.
Os números registrados pela publicação vendida na Espanha reforçam a tese de que tanto o Padel amador quanto o profissional estão em grande expansão. Outros países também europeus, como a Rússia, registraram aumento na prática esportiva nos últimos meses.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
World Padel Tour confirma mais três etapas em 2019
Cidades espanholas recebem o circuito profissional
Os organizadores do World Padel Tour confirmaram no final de maio a realização de mais três etapas Challengers em 2019. Todas serão realizadas na Espanha. Em 2019 também entraram no calendário o challenger de Paris e o torneio de exibição de Bruxelas.
As três cidades espanholas confirmadas no calendário internacional são Lugo, Villa de de San Javier e Arroyo de la Encomienda. Todas as etapas serão realizadas no segundo semestre, entre o verão e o outono europeu. As competições vão contar tanto com a chave masculina quanto feminina.
O primeiro Challenger do ano será realizado entre os dias 15 e 21 de julho em Lugo. Todas as partidas estão marcadas para o Centro Deportivo D10. Em 2018, a cidade havia recebido o circuito internacional de Padel, mas com um campeonato da categoria open.
Assim como no tênis, as competições de Padel têm gradações ao longo do calendário, relacionadas ao número de participantes e premiações distribuídas aos campeões. O maior status de um campeonato é a denominação Master. Em seguida vem o Open, como o que será o realizado em São Paulo em novembro.
Além disso, entre os homens existe o Challenger e o Torneio de Exibição. A temporada termina com o Master Final, também como ocorre com o tênis. Em 2019, a competição ocorrerá no próximo mês de dezembro, em Barcelona.
Os outros dois challengers, confirmados agora, vão ocorrer em Villa de San Javier, na Múrcia, entre 23 e 29 de setembro, e depois em Arroyo de la Encomienda, entre os dias 21 e 27 de outubro. O torneio de Paris, que ocorre pela primeira vez este ano, será entre 30 de setembro e 6 de outubro.
Instituição confirma que campeonato europeu será na Itália
Cidade de Bento Gonçalves receberá competições nas categorias adulto e base
Federação internacional fecha acordo com World Padel Tour para unificar ranking
Pablo Lima, terceiro do ranking mundial, passará a jogar com o espanhol Ale Galán