Da Redação, São Paulo (SP) - Os aparelhos e os ginásios estão esperando pelo retorno dos atletas, treinadores e membros das comissões multidisciplinares. A Confederação Brasileira de Ginástica, antes de receber o sinal verde das autoridades sanitárias que enfim selará esse tão esperado reencontro, aproveita mais uma vez as ferramentas tecnológicas para oferecer informações detalhadas, provenientes de um verdadeiro Dream Team do Direito, da Medicina, da Psicologia Esportiva e da Nutrição.
Nesta quarta (8), quinta (9) e sexta-feira (10), das 19h às 20h30, a comunidade da Ginástica terá a oportunidade de participar da série de Webinários – Protocolo de Retorno Seguro Ginástica – COVID-19, realizados com a ajuda do aplicativo Zoom. As salas terão capacidade para atender até 3 mil usuários simultâneos.
Os temas serão os seguintes:
08/07 – INTEGRIDADE NA QUARENTENA E O RETORNO SEGURO À PRÁTICA ESPORTIVA
Dr. Paulo Schmitt & Dr. Fernando Solera
09/07 – RETORNO SEGURO AOS TREINAMENTOS DE GINÁSTICA
Dr. Reuthemann Madruga & Dr. Rodrigo Sasson
10/07 – ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMO AUXÍLIO NO RETORNO AOS TREINAMENTOS & O LADO MENTAL DO RETORNO AOS TREINOS
Dra. Renata Rebello & Dra. Carla Di Pierro
A presidente da CBG, Maria Luciene Cacho Resende, está convicta de que os Webinários são o complemento perfeito para o Protocolo, que já foi publicado.
“Encaro este momento da pandemia como uma longa competição por equipes. Estamos executando todas as nossas séries com o máximo de capricho. No meu entender, estamos cumprindo esta disputa com excelência, um atributo fundamental na nossa modalidade. A volta aos ginásios tornou-se um sonho que vamos realizar – com toda a segurança. Os Webinários vão reforçar a distribuição das informações que temos disseminado, dirimir eventuais dúvidas e fornecer um painel sobre diversas ações que temos feito. Arregimentamos um time de profissionais do mais alto gabarito para nos auxiliar nessa missão importantíssima.”
Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG e um dos principais profissionais especializados em Direito Esportivo no Brasil, vai abrir os trabalhos: “Esse momento de pandemia traz muitas dúvidas e inseguranças. A CBG tem uma preocupação permanente com a Integridade. Esse período de parada obrigatória tem sido aproveitado ao máximo pela Confederação para a realização de treinamentos e capacitações individuais, daí a importância dos Webinários em diferentes temáticas. Vamos abordar o combate da CBG ao assédio, doping, preconceito e fraudes. Evidenciaremos nossas ações nesse sentido, e também os cuidados adotados durante a pandemia. Também vamos falar sobre as recomendações e orientações gerais para o esporte frente à Covid-19 e o protocolo de retorno seguro da CBG”.
Fernando Antônio Gaya Solera, uma das maiores autoridades em antidopagem do País, dá relevo à função educacional desses encontros virtuais: “São bastante importantes esses Webinários porque podemos nos aproximar dos atletas. Esse raciocínio é válido para todas as confederações. Toda confederação tem o compromisso de estar bem perto dos seus atletas principalmente no que tange ao aspecto educacional. A Wada (Agência Mundial Antidoping) elaborou todo um programa educacional que vai estar vigente a partir de 2021 e todas as confederações devem inequivocamente se voltar e aderir a ele. É isso que eu e o Paulo Schmitt estamos fazendo. Temos um compromisso muito grande com o processo educacional dos atletas. Na minha área, de antidopagem, a premissa número 1 do Código Mundial de 2021 é que o atleta conheça a atividade de antidopagem primeiramente por meio de uma aula, de uma conferência, e não de um exame, de um controle antidoping. O ideal é que o contato inicial nessa esfera seja uma atividade educacional, e é isso que estamos promovendo”, diz o presidente da Organização Antidoping da CBG.
O ortopedista Rodrigo Sasson, médico do Comitê Olímpico do Brasil, vai aumentar o grau de conhecimento dos atletas em sua área com participação no Webinário desta quinta-feira.
“Vamos abordar como a equipe multidisciplinar tem trabalhado com nossos atletas no isolamento. Falaremos também a respeito do nosso Protocolo de Retorno aos Treinamentos, com todas as medidas de precaução face ao Covid-19 e nossos parâmetros de avaliações que serão realizadas em conjunto com os treinadores, visando à prevenção de lesões e à organização dos treinos para performance”.
Período em Sófia foi considerado altamente proveitoso
Empresa vai oferecer equipamentos de recovery para o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim
FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países