Da Redação, São Paulo (SP) - Como se esperava, a segunda jornada da série de Webinários - Protocolo de Retorno Seguro Ginástica – COVID-19 manteve o excelente nível da sessão inaugural. Nesta quinta-feira, coube a dois excelentes médicos, com ampla experiência no esporte, esmiuçar detalhes que devem ser observados durante a pandemia e também no momento do retorno aos ginásios.
O ortopedista e traumatologista Mário Costa Vieira Filho, que é professor do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe e tem atuado no universo da Ginástica Rítmica, ofereceu uma explanação bastante abrangente sobre o COVID-19: falou sobre o detalhamento do quadro clínico, testes para detecção do quadro sorológico e medidas preventivas, além de oferecer recomendações para manutenção da imunidade. Para maior tranquilidade da comunidade gímnica, o especialista prometeu mantê-la informada constantemente sobre eventuais aportes significativos à literatura médica no que toca à pandemia causada pelo SARS-CoV-2.
O Doutor Mário substituiu à altura outro ortopedista, Reuthemann Madruga, que estava inicialmente escalado para a atividade, mas teve que atender a uma emergência.
A Rodrigo Sasson, médico do COB, coube o papel de prestar todos os esclarecimentos necessários sobre o Protocolo de Retorno Seguro Ginástica-COVID-19, de modo a reforçar as instruções.
Sasson deu uma visão panorâmica sobre o intenso trabalho tocado pela CBG para manter os atletas saudáveis e em forma durante os últimos quatro meses. A equipe deu conta de realizar reuniões multidisciplinares e exercícios preventivos diários, além de focar preparação física, acompanhamento individual de atletas, avaliações de parâmetros específicos, preparação de questionários e apresentações multidisciplinares. O time inclui coaches e psicólogos, dada a enorme importância da manutenção da saúde mental num momento como este.
A atividade foi proveitosa não apenas para a elite da modalidade. “O Protocolo elaborado pela CBG é válido também para atletas adolescentes e crianças, profissionais e não profissionais”, explicou Sasson.
Bastante rigoroso e repleto de detalhes, o Protocolo se debruçou até mesmo sobre questões muito específicas do universo da ginástica. “A modalidade tem algumas particularidades que devem se levadas em conta. A higienização das mãos dos ginastas é um pouco complicada por causa de aspectos como a utilização do pó de magnésio, e as calosidades das mãos exigem um cuidado especial na hora de limpá-las com álcool gel e de lavá-las”, disse Sasson.
Nesta sexta-feira (10), o ciclo de palestras se encerra com mais dois assuntos importantíssimos: nutrição e psicologia. Esses módulos ficam a cargo de mais duas craques do Dream Team arregimentado pela CBG: as doutoras Renata Rebello e Carla Di Pierro.
PROGRAMAÇÃO
10/07 – 19H ÀS 20H30 - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMO AUXÍLIO NO RETORNO AOS TREINAMENTOS & O LADO MENTAL DO RETORNO AOS TREINOS
Dra. Renata Rebello & Dra. Carla Di Pierro
Período em Sófia foi considerado altamente proveitoso
Empresa vai oferecer equipamentos de recovery para o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju
Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim
FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países