Brasil tenta subir ao pódio novamente no Japão

17.10.2021  |    592 visualizações

Rebeca Andrade, Caio Souza e Arthur Nory entram em ação a partir de segunda-feira à noite (pelo horário de Brasília), no Mundial de Kitakyushu

Da Redação (SP) - Os ginastas do Brasil que vão participar do Mundial de Ginástica Artística de Kitakyushu, que terá início às 21h45 da segunda-feira (18), tentarão ampliar a expressiva série de conquistas do país no evento. Desde 2001, a Ginástica do Brasil já subiu por 14 vezes ao pódio.

Os atletas já tiveram contato com os aparelhos do ginásio de competição, o Kitakyushu City Gimnasium, nos treinamentos de pódio, em que treinadores e atletas costumam fazer os últimos ajustes prévios à disputa. O treinamento de pódio de Rebeca foi realizado na noite de sexta-feira para sábado, pelo horário brasileiro, e o dos ginastas que representarão o País, na noite de sábado para domingo.

Além de Rebeca Andrade, que vai se envolver nas disputas do salto sobre a mesa (aparelho em que é a atual campeã olímpica), paralelas assimétricas e trave, o Brasil contará com o atual campeão mundial na barra fixa, Arthur Nory, e com Caio Souza, que compete no individual geral.

Caio Souza, que foi finalista olímpico no individual geral e no salto nos Jogos de Tóquio, tenta se manter entre os 24 melhores do mundo. Na recente disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em Aracaju, o ginasta de Volta Redonda fez uma belíssima apresentação nas argolas, que lhe daria a sexta colocação na fase de classificação olímpica, com a nota 14.850, atrás justamente de Arthur Zanetti, que obteve 14.900. Caio concluiu sua série com um triplo mortal, justamente o movimento que Zanetti arriscou na final olímpica.

Nory, segundo Goto, também trabalhou firme em Kitakyushu. O ginasta de Campinas tentará alcançar novamente a final na barra fixa. “Ele está focado aqui no Mundial, treinando muito bem. Ginástica é momento. É acertar a série e passar para a final. O foco agora é a classificatória. Na final, teremos os oito mais bem classificados e que vença o melhor”.

O treinador fez questão de destacar todo o suporte recebido pelos integrantes da comissão técnica e equipe transdisciplinar. “A comissão técnica e médica estão contribuindo de forma notável para que nossos ginastas se encontrem na competição na melhor condição técnica possível, de forma a performarem bem”.

Entre os brasileiros, Rebeca Andrade será a primeira a se apresentar, na segunda-feira (19), a partir das 23h15. Caio e Arthur Nory entram em ação no dia seguinte, a partir das 21h20.

 

CONQUISTAS DO BRASIL EM MUNDIAIS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

2001

Daniele Hypólito – Prata - Solo – Ghent (BEL)

2003

Daiane dos Santos – Ouro - Solo – Anaheim (EUA)

2005

Diego Hypólito – Ouro - Solo – Melbourne (AUS)

2006

Diego Hypólito – Prata - Solo – Aarhus (DIN)

2007

Diego Hypólito – Ouro - Solo – Stuttgart (ALE)

Jade Barbosa – Bronze - Individual Geral – Stuttgart (ALE)

2010

Jade Barbosa – Bronze - Salto – Roterdã (HOL)

2011

Arthur Zanetti – Prata - Argolas – Tóquio (JAP)

Diego Hypólito – Bronze - Solo – Tóquio (JAP)

2013

Arthur Zanetti – Ouro - Argolas – Antuérpia (BEL)

2014

Arthur Zanetti – Prata - Argolas – Nanning (CHN)

Diego Hypólito – Bronze - Solo – Nanning (CHN)

2018

Arthur Zanetti – Prata - Argolas – Doha (QAT)/2018

2019

Arthur Nory – Ouro - Barra Fixa – Stuttgart (ALE)

 

 

Leia também...
18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica

17.04.2024

Yuri Guimarães, com chances matemáticas, vai à final no solo

13.04.2024

Grupo participa de estágio de preparação em Troyes, na França

11.04.2024

Após a primeira etapa, na Grécia, ginastas treinaram por duas semanas na capital búlgara