Efeito Rebeca Andrade repercute no Torneio Nacional de Ginástica Artística

13.11.2021  |    306 visualizações

Coordenadora de Ginástica Artística da CBG vê evento mais pujante graças a entusiasmo provocado por campeã olímpica

 

Da Redação (SP) - A 40ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Artística levou a Campo Grande toda a empolgação e energia da novíssima geração de praticantes que decolou com os grandes resultados de Rebeca Andrade. Essa é a constatação de Adriana Alves, Coordenadora Técnica de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica.

O evento reúne cerca de 270 ginastas do nível iniciante, 80 do intermediário e 25 do avançado, nas categorias pré-infantil a adulto, envolvendo 12 estados. “A gente nota um movimento de frequência bem maior nas escolinhas desde os Jogos Olímpicos, por causa da Rebeca”, diz Adriana.

A coordenadora diz que o Torneio Nacional tem um caráter muito especial, apresentando um formato único. “É um evento que não é totalmente voltado para a massificação, e tem um aspecto competitivo também. A gente reúne iniciantes e aquelas equipes e ginastas que não teria como competir de igual para igual no Campeonato Brasileiro, mas que se encaixam no Torneio Nacional, um evento festivo com um lado competitivo”.

O Torneio Nacional, ainda segundo Adriana, funciona muito bem como um incentivo para muitos praticantes. “O evento está sendo realizado num ginásio lindo, com toda a aparelhagem no nível que a criançada vê na TV, com toda aquela estrutura”.

A competição tem também um caráter democrático, misturando desde clubes responsáveis pela formação de ginastas de ponta, como Esporte Clube Pinheiros e Minas Tênis Clube até equipes formadas em escolas, prefeituras e academias.

“Depois de atravessarmos um ano sem competições, realizar um evento como este é muito importante. É superpositivo para a massificação do esporte. E acho que, no ano que vem, esse boom da ginástica, proporcionado pelas grandes performances da Rebeca, vai se intensificar”, diz Adriana Alves.  

Leia também...
20.05.2022

Exibições de Rebeca Andrade e Flavia Saraiva na trave foram as mais marcantes numa manhã de muita técnica em Porto Alegre

19.05.2022

Rebeca Andrade, Caio Souza, Arthur Zanetti, Diogo Soares, Arthur Nory e outros chamam a atenção do público em Porto Alegre

18.05.2022

Transmissão será do canal da CBG no You Tube

17.05.2022

Evento terá início nesta quinta-feira (19), reunindo a nata da modalidade no País